Erupção do HIV – Características e causas da erupção cutânea no HIV+

A erupção cutânea não é um sintoma invulgar. No entanto, neste artigo vou discutir as erupções cutâneas que se desenvolvem devido à infecção pelo VIH.

O que é uma erupção cutânea por HIV?

Uma erupção cutânea é uma condição de pele caracterizada por vermelhidão da pele, manchas vermelhas ou pequenas saliências vermelhas na pele, comichão (prurido) e, por vezes, desconforto ou dor. Pode ser tanto um sinal precoce de infecção aguda pelo HIV como parte dos sintomas semelhantes aos da gripe que se desenvolvem 1-6 semanas após a contracção do HIV ou um sinal de infecção crónica pelo HIV devido a uma de muitas outras causas.

Características das erupções cutâneas do HIV

A causa de uma erupção cutânea não é fácil de diagnosticar. Apresentamos a seguir algumas das características de uma erupção cutânea provocada pelo VIH.

Etapa inicial ou erupção aguda do HIV

A erupção cutânea em fase inicial em doentes com HIV é também conhecida como erupção de seroconversão e é um dos muitos sintomas possíveis causados pela síndrome retroviral aguda desenvolvida após a infecção. A erupção cutânea consiste normalmente em manchas vermelhas planas (máculas) e pequenas saliências vermelhas (pápulas) no peito, costas ou face. Pode manifestar-se também noutras áreas do corpo e pode ter comichão; foram também relatadas manifestações semelhantes a borbulhas (pústulas). As erupções cutâneas são uma manifestação cutânea muito comum de muitas condições diferentes, desde alergias, a reacções a drogas, queimaduras solares, infecções cutâneas, infecção viral sistémica e muitas mais. Para uma avaliação adequada, deve consultar o seu médico ou dermatologista.

Outros sintomas precoces da infecção pelo HIV

Os sintomas precoces do HIV podem começar logo a uma semana após a infecção, mas geralmente manifestam-se 3-6 semanas mais tarde. Definem o que é chamado de Infecção Aguda por HIV ou Síndrome Retroviral Aguda e duram em média 2-3 semanas. São frequentemente chamados sintomas semelhantes aos da gripe ou mononucleose devido à sua manifestação semelhante com tais condições e são causados pela elevada carga viral, também conhecida como viremia, que define o número de partículas virais num determinado volume de sangue que aumenta acentuadamente nas primeiras semanas após a infecção para depois diminuir graças ao sistema imunitário que começa a combatê-la.

Para além da erupção cutânea, outros sintomas precoces comuns do HIV incluem:

  • Febre
  • Dores musculares e articulares
  • Gânglios linfáticos inchados
  • Perda de peso
  • Fadiga
  • Dor de garganta
  • Dor de cabeça
  • Náuseas, vómitos e diarreia
  • Suores nocturnos
  • Feridas da boca
  • Testes sanguíneos anormais tais como contagem baixa de glóbulos brancos (leucócitos), contagem baixa de plaquetas e enzimas hepáticas elevadas

Os primeiros sintomas são de importância crítica para um diagnóstico precoce, o que diminuirá o risco de propagação da infecção a outras pessoas e permitirá um tratamento precoce com um melhor resultado e menos riscos. Infelizmente, por não ser específica e assemelhar-se a outras doenças comuns, esta oportunidade é muitas vezes perdida e, por vezes, mesmo quando o médico suspeita de uma infecção pelo HIV, o teste nas fases iniciais pode resultar num falso-negativo. Isto porque o teste de sangue detecta geralmente os anticorpos que o sistema imunitário produz para combater a infecção e por vezes este processo leva até 2-4 meses.

Skin Rash with red raised itchy bumps.
Credits: James Heilman, MD / CC BY-SA (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)

Erupção crónica do HIV

Os doentes crónicos com HIV têm grandes probabilidades de desenvolver uma erupção cutânea em algum momento da sua vida.

As erupções cutâneas na infecção crónica pelo VIH podem ser o resultado de:

  • Infecções bacterianas oportunistas, geralmente de staphylococcus aureus.
  • Infecções virais oportunistas, tais como o moluscum contagiosum e o herpes.
  • Infecção fúngica oportunista e por leveduras
  • Condições inflamatórias correlacionadas com o VIH, tais como dermatite seborreica, dermatite atópica, psoríase, xerose e ictiose.
  • Efeitos secundários da terapia anti-retroviral, como a nevirapina (Viramune).
  • Efeitos secundários de outras terapias, mais frequentemente antibióticos, tais como trimetoprim/sulfametoxazol (TMP/SMX ou Bactrim) que é prescrito para tratar ou prevenir algumas das infecções bacterianas oportunistas.
  • Fotossensibilidade ou exposição prolongada ao sol

Erupção causada por medicação

Vários fármacos utilizados para tratar o HIV ou fármacos utilizados para tratar as infecções oportunistas em doentes com HIV podem causar uma erupção cutânea. Esta pode ser uma complicação ligeira que desaparece dias ou semanas após a medicação ter sido interrompida. Em alguns casos, estes medicamentos podem causar uma reacção mais grave conhecida como reacção de hipersensibilidade com sintomas que incluem erupção cutânea, dor abdominal, febre, fadiga, dores de cabeça, dores musculares, vómitos. Se sentir algum destes sintomas, deve procurar assistência médica. Os medicamentos que podem causar a reacção de hipersensibilidade incluem:

  • Abacavir (Ziagen, Triumeq, Trizivir)
  • Nevirapina (Viramune)
  • Maraviroc (Selzentry)
  • Raltegravir (Isentress)
  • Dolutegravir (Tivicay, Triumeq, Dovato, Juluca)

Outra reacção de hipersensibilidade a drogas rara mas grave é a Síndrome de Steven-Johnson (SJS). Esta doença começa com sintomas semelhantes aos da gripe, tais como febre, fadiga, olhos ardentes e uma erupção cutânea dolorosa com bolhas na pele e à volta das mucosas, tais como a boca, nariz, olhos e genitais. Esta condição requer hospitalização e precisa de ser tratada prontamente.

Em alguns casos, os mesmos sintomas são um sinal de uma condição ainda mais grave conhecida como Necrólise Epidérmica Tóxica (TEN) que causa necrose e descolamento da camada superior da pele.

Tratamento de erupções cutâneas HIV

É importante ser avaliado por um dermatologista ou outro especialista para um diagnóstico e tratamento adequados. O tratamento depende da causa da erupção cutânea, entre as muitas opções que existem:

  • Esteróides tópicos
  • Esteróides orais
  • Anti-histamínicos orais
  • Cremes emolientes
  • Fototerapia (terapia com luz UV)
  • Mudança de classe de medicamentos, quando se suspeita de reacção adversa aos medicamentos
  • Mudança de estilo de vida ou dieta se houver suspeita de uma reacção alérgica
  • Evitar a luz solar, quando se suspeita que drogas fotossensíveis são uma causa
  • Evitar duches ou banhos quentes frequentes, pois podem levar a pele seca e com comichão ou causar uma condição conhecida como urticária colinérgica.
Referências

Share:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on mix
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp

Save time and energy

For doctors or clinics recommendation, more information on the topic of this article or a free quotation

Subscribe to the Newsletter